Na Aleam, o profissional do Setor primário foi homenageado pelos deputados e colegas de trabalho
Há 46 anos, Ivo da Rocha Calado, engenheiro de Pesca e servidor da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), contribui com o Setor Primário amazonense. A pesca e a aquicultura ocupam pelo menos 12h diárias desse profissional, nascido em Pernambuco e radicado na capital amazonense.
Depois de quatro décadas e meia, o engenheiro de pesca, professor, instrutor, dirigente de classe e consultor, que começou sua jornada em terra amazonense pela extinta Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), recebe o título de Cidadão Amazonense, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Ale-AM). A cerimônia aconteceu na tarde de ontem, quinta-feira 13/02.
O início da vida profissional foi em Recife, sua terra natal. Ao casar buscou novas oportunidades de trabalho, vindo para o maior estado do país em extensão, o Amazonas, com a esposa Vanda da Cruz e com quem viria a ter três filhos.
Ao receber o título de Cidadão Amazonense, o homenageado disse em pronunciamento na AleAm: “Eu sempre digo o seguinte, gente, eu nasci no dia 7 de 7 de 1953, no estado de Pernambuco, em Recife. E hoje eu renasci, eu nasci novamente, hoje eu sou amazonense. Então para mim é um orgulho. Se eu tivesse que nascer novamente, eu nasceria no Amazonas”, afirmou Ivo, emocionado.
Na Sepror, o homenageado trabalhou como gerente de Pesca na Secretaria Executiva-Adjunta de Pesca e Aquicultura (Sepa), na estruturação e implantação de polos de produção de pescado em diversos municípios, com destaque para a Região do Alto Solimões.
Nas ações de manejo pesqueiro do pirarucu, ajudou a celebrar diversos acordos, garantindo assim o tempo necessário para a recuperação natural dos recursos pesqueiros e contribuindo dessa forma com a biodiversidade amazônica. E, por meio de cursos, capacitações e atuações pontuais, ajudou diversas etnias indígenas, principalmente quanto ao Defeso do pescado e outras ferramentas técnicas desenvolvidas em sua área de atuação.
A contribuição dada aos pescadores e piscicultores, reconhecida em todo o Amazonas, rendeu-lhe conhecimento e prestígio, possibilitando a ele a realização de muitos sonhos, um deles o de ganhar o título de Cidadão Amazonense, concedido pela AleAm. A Sessão Especial contou com familiares, ex-alunos, colegas de trabalho e muitos amigos do abnegado profissional do Sistema SEPROR.
A Amazônia, com sua grandeza indomável, o acolheu, e em retribuição a Ivo Calado o transformou em um amigo dos rios, um filho da terra, defensor incansável das riquezas que sustentam o povo amazônida. A Ivo Calado, Guardião das Águas e da Vida, o reconhecimento e agradecimento público.
Fotos: Isaac Maia/Sepror