A criação da Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura do Amazonas (SEPA) é um pleito antigo, que esteve na mesa de vários governadores. É de admirar que nenhum outro tenha sem sequer ensaiado a criação de tal secretaria, visto que o Amazonas está entre os maiores produtores de Pescado do Brasil.
Se ocupa tal posição de destaque sem a Secretaria de Pesca e Aquicultura, que sempre funcionou como EXECUTIVA ADJUNTA dentro da SEPROR (SECRETARIA DE ESTADO DA PRODUÇÃO RURAL), é certeza de que com o trabalho correto que vem sendo feito pela SEPA (que agora sobre o degrau para SECRTETARIA DE ESTADO) o MAIOR estado do país, com gigantescos recursos hídricos, vá ocupar em breve tempo o primeiro lugar .
Na ultima segunda-feira (3), na abertura dos trabalhos legislativos na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), durante a leitura da mensagem governamental enviada pelo governador Wilson Lima, foi oficializada a intenção de criação de novas estruturas administrativas no Estado, que inclui a SEPa, a SEcretaria do Bem Estar Animal e a recriação da Secretaria da Pessoa com Deficiência.
Existem os pronunciamentos oficiais, as publicações oficiais e AS NOTICIAS DE BASTIDORES.
Nos bastidores, fontes do Palácio do Governo confirmam que as guerras pelos cargos iniciaram-se ha tempos. As indicações dos nomes para os comandos das novas pastas é assunto definido, mas abaixo dos CABEÇAS existem vários cargos desejados por muitos. Na SEPA o nome de Alessandro Cohen já está definido. Foi ele quem encabeçou o grupo de trabalho que nos ultimos dois anos conseguiu o feito de convencer o Governo do Estado a transformar de Executiva em DE ESTADO esta pasta.
Da mesma forma, foi a Deputada Estadual Joana Darc, desde que se tornou Vereadora(2016) , que sempre questionou e levantou a bandeira da necessidade de criação de uma SECRETARIA para cuidar dos PETs, presentes em pelo menos metade das residências amazonenses e com certeza em mais da metade das ruas, seja na capital ou no interior do estado. Está conseguindo em 2025, metade do seu segundo mandato como deputada. Então é senso comum que o comando passe pelo aval dessa fiel aliada do Governador Wilson Lima.
Abaixo dos Secretários está o SECRETÁRIO(A) EXECUTIVO(A), que em qualquer secretaria é um cargo de extrema responsabilidade, exigindo muita dedicação pois enquanto o “Chefe” cumpre as agendas , o (a) Executivo (a) está em ação, executando, como a designação obriga, as ações planejadas.
Na SEBEAAM (sigla criada por este editor), o cargo deverá ser ocupado por alguém do Grupo de Joana Darc, grande, plural e inteirado com o dia a dia político amazonense, afinal de contas esse grupo já comando varias secretarias.
Na Sepa é quase certo que o cargo de secretário executivo ficará com Joabe Gabriel, atualmente braço direito de Alessandro Cohen, homem de confiança de Silas Câmara e peça-chave na coordenação das execuções das políticas públicas voltadas para a pesca no Estado, em parceria com lideranças políticas e representantes da classe pesqueira.
A escolha de Joabe deverá refletir a articulação ordenada do grupo, já considerado parceiro do grupo político do governador Wilson Lima.
Joabe consegue ter trânsito no meio político e de alguma maneira consegue opinar nos debates estratégicos , o que o consolidou como uma jovem lideranças política, já com respaldo de caciques políticos como o deputado federal Silas Câmara e o ultra experimentado Alessandro Cohen. Além disso a capacidade de dialogar, tanto nos gabinetes quanto nas comunidades, lhe rende certa credibilidade junto aos pescadores, que enquanto classe trabalhadora é uma das maiores do Amazonas.
Tudo isso não passa de CONJECTURAS, pois “Entre o Céu e a Terra ocorrem muito mais coisas do que a nossa vã filosofia consegue entender”.