Programação cultural diversificada oferece exibição de filmes, mostra de obras audiovisuais e apresentação de orquestra nesta semana
De segunda-feira a sexta-feira (17 a 21/02), a programação cultural nos espaços mantidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, estará repleta de eventos imperdíveis. Entre as atrações estão, exibições cinematográficas no Teatro Amazonas e Gebes Medeiros, além da apresentação da Orquestra de Câmara do Amazonas, proporcionando uma experiência diversificada ao público.
A programação inicia nesta segunda-feira (17/02), com a realização do projeto “Cinema de Arte de Rua”, no Largo de São Sebastião, às 18h. O projeto conta com a exibição de dois filmes, o “O Conto do Grand Café Tucumã” e “A Dor Fantasma”, dos cineastas Vinícius Tavares e André Diniz, respectivamente. A exibição ocorre de maneira gratuita e tem classificação livre.
Na terça-feira (18/02), às 20h, o Teatro Amazonas será palco da exibição do filme “Ária: Fazendo a Vida Viver”, produzido pela CM ArteCultura Produções. Com duração de uma hora e classificação livre, a obra retrata a história de Ária, uma jovem artista de 18 anos que, durante o declínio do ciclo da borracha no Amazonas, encanta a sociedade com seu talento ao violino.
No entanto, sua trajetória é brutalmente interrompida em um baile à fantasia no carnaval de 1915, quando se torna vítima de feminicídio. Baseado em fatos reais, o filme resgata essa história marcante, que mescla juventude, ciúmes e a cultura carnavalesca da época, A entrada para a sessão é gratuita.
Já na quarta-feira (19/02), o Grupo Bacaba promove o “Bacaba Convida – Exibição de filmes Amazonenses”, o evento será realizado às 18h30, no Teatro Gebes Medeiros, avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro. Neste evento, a Bacaba Produções apresenta uma seleção de filmes com narrativas de valorização à cultura, o folclore e as histórias da região amazônica.
A programação conta com três obras audiovisuais: “Santo Antônio da Terra Preta” (2024), “No Caminho do Sol” (2024) e “Beto” (2022). As produções foram realizadas a partir de incentivos da Lei Paulo Gustavo e Política Nacional Aldir Blanc, de incentivo à cultura. Todos os curtas dispõem de classificação livre e entrada gratuita.
Ainda na quarta (19/02), acontece o bloco Tacacá na Bossa, um esquenta para o bloco Cobra Grande. O evento de entrada gratuita, ocorre às 18h, no Largo de São Sebastião, unindo a tradição do Tacacá na Bossa às quartas-feiras com o espírito carnavalesco da temporada. As atrações são o grupo Casa de Caba, Chora cachorro e o trio Agenor, Agostinho e Leo.
Na quinta-feira (20/02), às 20h, a Orquestra de Câmara do Amazonas apresenta “Viva La France”, um concerto que homenageia compositores franceses dos séculos XVII e XVIII. O repertório inclui obras de Marc-Antoine Charpentier, François Couperin, Jean-Philippe Rameou e Chevalier de Saint George, trazendo ao público uma viagem musical pela França barroca e clássica.
Sob a regência do maestro Marcelo de Jesus e com orientação histórica e cravo de Átila de Paula, a apresentação tem classificação indicativa de 10 anos. Os ingressos para a plateia e frisas custam R$10,00 enquanto os demais lugares têm entrada gratuita.
Além disso, o Ateliê 23 retorna ao Teatro Gebes Medeiros na quinta e sexta-feira (20 e 21/02), às 20h, com o espetáculo “Cabaré Chinelo” fazendo uma passagem marcante e envolvendo o público em uma experiência imersiva sobre a Belle Époque amazonense e as histórias de mulheres prostituídas no período da borracha.
Com uma narrativa forte e músicas que resgatam memórias e denúncias sociais, a montagem do Ateliê 23 transformará o espaço em um verdadeiro cabaré, onde a plateia poderá vivenciar a atmosfera da época por meio de performances intensas e um rico trabalho cênico.
A apresentação no Gebes Medeiros reforça o impacto da peça na cena teatral amazonense, destacando sua relevância cultural e histórica. Os ingressos podem ser adquiridos através do link na bio do instagram do @atelie23 ou na platafoma de online shopingressos.com. A classificação indicativa é de 18 anos ou mais.
A programação diversificada do Agendão Cultural reafirma o compromisso do Governo do Amazonas em promover o acesso à cultura e valorizar a história e a arte. O público poderá desfrutar de diferentes formas de expressão artísticas, desde o cinema até a música erudita, em um dos espaços culturais mais emblemáticos do estado.