Ação foi desenvolvida pelo Nucap incluindo conceitos de gestão organizacional, associativismo, cooperativismo, boas práticas de governança e administração
A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), por meio do Núcleo de Apoio à Produção Familiar (Nucap) recebeu na quinta-feira (30/01) na sede da secretaria, 12 lideranças indígenas do município de Coari e representantes da Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar, Aquicultura e da Pesca Artesanal do Município de Borba-Am (ATTRUPESCA), que participaram do Seminário sobre Gestão Estratégica de Organizações Rurais.
No seminário destinado à capacitação das lideranças e promoção do desenvolvimento sustentável das organizações rurais foram tratados temas considerados essenciais para o fortalecimento das organizações rurais, incluindo conceitos de gestão organizacional, associativismo, cooperativismo, boas práticas de governança e administração, além de questões legais relevantes. Também foram discutidos temas como perfil de liderança, gestão de metas, administração de conflitos e perseverança dentro das organizações.
Durante o seminário, foram apresentadas informações sobre adesão às políticas públicas e editais recentemente lançados. Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer melhor o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) por meio de uma palestra sobre sua importância e funcionamento.
Outro ponto de destaque foi a discussão sobre os editais do Fundo de Promoção Social (FPS) e a seleção de casas de farinha, considerando a presença das lideranças indígenas. O edital atual disponibiliza 30 casas de farinha para agricultores familiares, incluindo agricultores indígenas, visando fortalecer a produção e melhorar as condições de beneficiamento da mandioca nas comunidades rurais.
O seminário foi considerado um sucesso, contribuindo significativamente para a capacitação das lideranças e para a promoção do desenvolvimento sustentável das organizações rurais.
Fotos: Marfran Vieira/Sepror